08/10/2019 16h44 - Atualizado em 08/10/2019 16h51

Mais Saúde: Ibatiba inicia atendimento de geriatria no SUS

A Prefeitura de Ibatiba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou, na última sexta-feira (4), o atendimento de mais uma especialidade médica, a geriatria. A médica geriatra Genolívia Quarto atenderá na AMA duas vez por mês.

A Dra. Genolivia destacou que a geriatria proporciona um atendimento mais humanizado e individualizado. “A geriatria é a especialidade voltada para o idoso, principalmente para aqueles idosos mais frágeis, que já vem com mais de uma doença crônica, com muitas comorbidades, ou, aqueles que já têm sequela de alguma doença. É um cuidado individualizado voltado para a pessoa, para o contexto familiar, o contexto social, ele engloba não só a doença, mas tudo aquilo que está em torno do idoso e que necessita de cuidados individualizados. É uma especialidade muito bonita, muito caridosa”.

Para o Prefeito Luciano Pingo, essa contratação é uma conquista importante para a Melhor Idade. “Estamos muito felizes por poder oferecer essa oportunidade aos nossos Idosos, assim eles terão o respeito que merecem. E mais uma grande conquista”.

Pingo lembrou também o município vem ampliando a oferta de especialidades na rede SUS. “Em tempos de crise, Ibatiba amplia oportunidades na Saúde Pública. Desde 2017 estamos investindo em ampliar atendimentos de especialistas no município e já colocamos: Urologista; Psiquiatra; Oftamologista; Ginecologista e ainda Teste da Orelhinha”.

O senhor Normeu Vieira de Farias, aos 83 anos, contou que ia até o município de Manhuaçu para consultar com o especialista e comemorou que vai poder ser atendido em Ibatiba. “Fazia muita falta. Nós precisamos disso. E tinha que sair daqui para ir para Manhuaçu, quer dizer que vai economizar a viagem, melhora bastante”.

O senhor Antônio Ferreira Linhares, 79 anos, também ficou feliz com a novidade. “É ótimo, é especial ter um médico especialista no assunto”.